top of page
_menu.png

               A cruza é uma residência multiartística que foi delineada após nove anos de experiência em construir, entre a prática e a pesquisa, um território coletivo de trocas. Em 2015 a artista Julia Feldens iniciou a ação de abrir sua casa para que artistas morassem e trabalhassem nela. Os resultados desta ação, serviram de sustentação para a pesquisa que a artista desenvolve e que a ajuda a refletir sobre processo de criação e coletividade     

               Na cruza tentamos instaurar como epistemologia e método criativo os cruzamentos que acontecem na convivência entre as diferenças de perspectivas de vida e linguagens artísticas. As alianças que se constroem nas rotinas diárias, a experiência de construir empatia e os desafios de viver junto como método para alargar a percepção e aprofundar conhecimento.

               Esta residência artística é multi porque abriga artistas-pesquisadores de muitas áreas, como música, artes visuais, literatura, cinema, dança, performance, fotografia. A infraestrutura que a Casa Líquida dispõe comporta o desenvolvimento de múltiplas linguagens. Na cruza a mentoria é feita entre os próprios artistas, na partilha de seus processos e de suas experiências. Esta confiança e intimidade só é possível pela produção de vínculos que o viver junto possibilita.

               Em um período de tempo combinado, a partir das necessidades de cada projeto, o artista poderá, em uma imersão, morar no mesmo lugar que produz. A cruza não possui convocatória aberta, ela se compõe a partir de uma rede que se amplia a cada dia.

               A CASA LÍQUIDA se localiza em São Paulo, pólo cultural que protagoniza a cena do mercado de arte brasileiro, uma metrópole que se destaca pela variedade humana. Esta residência multiartística, se beneficia da diversidade sociocultural da maior cidade da América do Sul, produzindo um ecossistema dentro de um espaço doméstico que estimula conexões e inspira liberdade.

bottom of page